O edital de inscrições postergadas do Fies 2025 acaba de ser publicado pelo Ministério da Educação. Estudantes que se inscreveram em 2024 devem ficar atentos, pois essa novidade é para vocês. Confira mais detalhes agora, no FDR.
Com o Fundo de Financiamento Estudantil os estudantes podem fazer um curso de graduação em instituição particular e só pagar a mensalidade após a formação. Neste ano o Fies 2025 terá mais de 115 mil vagas, enquanto as inscrições não chegam, o MEC se volta às inscrições postergadas.
Esse tipo de inscrição é aquela que pode ser finalizada em semestre diferente do qual o estudante foi selecionado. É como se a inscrição tivesse sido adiada e agora chegou a hora de efetivamente conquistar uma vaga.
Inscrições postergadas no Fies 2025
Pela própria definição do que é inscrição postergada, o Edital nº 1/2025 é voltado a quem se inscreveu no programa em 2024. Esses estudantes devem fazer a complementação da inscrição entre 22 e 24 de janeiro na página do Fies Seleção.
Esse prazo é válido para quem oi selecionado no primeiro ou segundo semestre de 2024, mas teve a inscrição postergada para o primeiro semestre de 2025.
Depois de validar as informações vitualmente o estudante ainda deve:
- Validar suas informações em até 5 (cinco) dias úteis na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA da instituição de ensino superior – IES, fazendo a entrega da documentação obrigatória;
- Validar suas informações em um agente financeiro em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, por meio da entrega da documentação exigida.
- As duas entregas poderão ser físicas ou digital/eletrônicas, de acordo com as determinações nas instituições e dos agentes financeiros.
“Caso a CPSA da IES identifique discrepância entre as informações prestadas pelo CANDIDATO de que trata o subitem 2.1.1 (requisitos acima), referente à renda declarada, poderá exigir a apresentação de documentação complementar”, informa o Ministério da Educação através do edital de abertura.
Requisitos do Fies 2025
- O edital ainda determina que os estudantes atendam aos requisitos básicos para inscrição no programa:
- Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
- Estar inscrito no Cadastro Único
Fies Social
No ano passado o Ministério da Educação lançou o Fies Social, que destina 50% das vagas do programa para os estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Para essas pessoas o MEC garante o financiamento de 100% do valor da mensalidade, incluindo os encargos.
Neste ano o Fies Social terá 56 mil vagas para estudantes que atendem a esses requisitos. Lembrando que também é necessário atender aos critérios gerais do programa.
Ao todo o Ministério da Educação vai investir R$ 774 milhões no programa, que vai oferecer 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867, no segundo.
“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no país. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade”, informou o ministro da Educação, Camilo Santana.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, comenta sobre o SiSU 2025, que tambpem utiliza a nota do Enem, confira: