Reforma tributária pode afetar quem é MEI; veja como se preparar

Aprovada no ano de 2024, a Reforma Tributária deverá trazer uma série de mudanças para os contribuintes brasileiros. Além de afetar diretamente os cidadãos, as alterações também deverão afetar as regras existentes que dizem respeito ao regime do MEI (microempreendedor individual).

Reforma tributária pode afetar quem é MEI; veja como se preparar. (Imagem: FDR)

Atualmente, o empreendedor que está cadastrado como MEI pode contar com o benefício de realizar uma contribuição simplificada. Para tal é preciso que ele efetue o pagamento por meio da quitação da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Por meio dele, os microempreendedores individuais podem ficar em dia com pagamento de todos os impostos cobrados por sua atividade.

No entanto, com a Reforma Tributária, alguns dos impostos que atualmente são pagos pelos MEIs deverão ser transformados em outros tributos. Isso porque a mudança na legislação promove a criação de impostos únicos. São eles: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), formando o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Entenda como a reforma tributária deverá afetar suas finanças como MEI:

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile