Idosos que completarem 60 anos em 2025 ganham direito de emitir a Carteira do Idoso

Os brasileiros que completarem 60 anos de vida esse ano serão contemplados com a possibilidade de emitir a Carteira do Idoso. O documento é usado para identificação da pessoa idosa, mas também para garantir o acesso a benefícios exclusivos.  

idosos
Idosos que completarem 60 anos em 2025 ganham direito de emitir a Carteira do Idoso
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Carteira do Idoso serve como um comprovante de que o cidadão possuí mais de 60 anos de idade, e que precisa usufruir de alguns benefícios específicos por ser uma pessoa de baixa renda. 

Porém, vale saber que não há limite de renda exigido para que o idoso usufrua de outros benefícios que dão prioridade à ele devido a sua idade, como:

Quem pode emitir a Carteira do Idoso?

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) permite que a Carteira do Idoso seja emitida por quem atender aos seguintes critérios:

Como emitir a Carteira do Idoso?

A emissão da Carteira do Idoso é feita de forma online e gratuita. Mas atenção! O documento só fica disponível depois que o cidadão fizer a sua inscrição no Cadastro Único, diretamente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

A partir do NIS (Número de Identificação Social) gerado em seu nome, ele pode ter acesso ao documento. O passo a passo funciona da seguinte forma:

Por que vale a pena emitir a Carteira do Idoso?

Embora a Carteira do Idoso não seja obrigatória para usufruir dos benefícios, quem a possuí tem algumas vantagens. Por exemplo, um novo documento de identificação para diferentes serviços.

Os benefícios de usar a carteirinha também incluem:

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile