Receita Federal se pronuncia sobre nova fiscalização do PIX e o pequeno comerciante

Na última semana, muitos rumores e boatos sobre a nova fiscalização do Pix foram compartilhados nas redes sociais, o que acabou assustando e desesperando os brasileiros. Por isso, a Receita Federal se pronunciou sobre a nova medida e como ela afetará o pequeno comerciante. 

Receita Federal se pronuncia sobre nova fiscalização do PIX e o pequeno comerciante
Imagem: FDR

 

Segundo o G1, a Secretaria da Receita Federal informou que o novo formato de fiscalização não tem por objetivo autuar os pequenos empresários do país.

Desde o início do ano, o órgão aumentou a fiscalização de transações financeiras. Agora, a Receita recebe os dados das operadoras de cartão de crédito e das chamadas “instituições de pagamento”. 

Entenda a regra da Receita Federal para o Pix

A Receita Federal irá monitorar os dados referentes a transações de R$5 mil ou mais realizadas por pessoas físicas, além de transações de R$15 mil ou mais feitas por pessoas jurídicas (empresas). 

O objetivo é melhorar o controle e a fiscalização das operações financeiras, garantindo uma maior coleta de dados. Isso reforça os compromissos internacionais do país com o Padrão de Declaração Comum (CRS). 

Os dados só serão enviados para o Fisco quando a quantia total movimentada, por cada tipo de operação financeira for:

Até o fim de 2024, a Receita já recebia esse tipo de informação.

O que a Receita Federal disse sobre a nova fiscalização do PIX? 

Outras informações estão disponíveis no FDR.

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile