Arcar com os custos de compra de medicamentos e com outras despesas cotidianas pode ser um desafio para milhares de brasileiros. Para auxiliar esses cidadãos, uma importante iniciativa do Governo Federal permite que os brasileiros possam conseguir remédio de graça nas farmácias. Em breve, o programa será ampliado no Brasil e deverá começar a beneficiar mais 230 mil pessoas.
Batizada de Farmácia Popular, a iniciativa possibilita que os cidadãos consigam remédio de graça ou com descontos significativos em unidades credenciadas no programa. O aumento no total de possíveis beneficiários acontecerá depois que novos estabelecimentos foram cadastrados na iniciativa da Farmácia Popular.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a ampliação realizada neste ano permitirá que a iniciativa passe a ficar disponível em novos 400 municípios. Para tal, o Ministério da Saúde prevê um investimento de R$ 4,2 bilhões no programa ao longo do ano de 2025.
“Hoje, com investimento do governo federal e ampliação da lista de medicamentos gratuitos, o programa agora inclui anticoncepcionais, absorventes e medicamentos para osteoporose. Para os beneficiários do Bolsa Família, todos os itens são oferecidos sem custo”, afirmou o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Gadelha.
Saiba quem pode receber remédio de graça por meio da Farmácia Popular:
- Atualmente, segundo o comunicado oficial divulgado pelo Governo Federal, o programa da Farmácia Popular já está disponível em 86% das cidades brasileiras;
- Isso representa um total de 4,8 mil municípios onde estão distribuídos mais de 31 mil estabelecimentos credenciados;
- Para conseguir o remédio de graça é preciso que o cidadão tenha uma recomendação médica de uso da substância;
- Essa recomendação deverá estar em uma receita emitida no nome do cidadão e devidamente carimbada pelo profissional médico;
- Além disso, é preciso que o cidadão confira a lista de medicamentos que estão disponíveis por meio do programa;
- Atualmente é possível obter os remédios para tratar as principais questões médicas enfrentadas pelos brasileiros como hipertensão, diabetes e asma, por exemplo;
- No entanto, vale lembrar que a lista não está restrita a essas condições;
- Vale lembrar ainda que, recentemente, a lista de medicamentos disponíveis por meio da iniciativa foi ampliada, aumentando a possibilidade de atendimento.