A renovação da Carteira Nacional de Habilitação é um procedimento obrigatório para todos os motoristas. Permanecer com a CNH irregular é uma infração gravíssima que pode gerar multa e pontos na carteira. Veja como evitar essa situação e regularizar o seu documento pagando menos.
A Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório emitido pelos Departamentos de Trânsito de cada estado. Mas, não basta tirar essa habilitação, é necessário fazer também a renovação, evitando que a CNH fique irregular.
Após o vencimento o condutor tem o prazo de 30 dias para fazer a renovação, passado esse período ele poderá ser penalizado se seguir com o documento vencido. A multa para esse tipo de infração é de R$ 293,47 e o motorista ainda recebe 7 pontos na carteira.
Como renovar a CNH irregular em 2025?
Todo o processo de renovação deve ser feito no Detran (Departamento de Trânsito) do seu estado. Na ocasião o condutor precisará passar pelo exame médico e fazer o pagamento da taxa de renovação, que pode ser diferente entre os estados.
A renovação não inclui aulas e testes práticos, aqueles feitos na autoescola, e o condutor precisará apresentar os seguintes documentos:
- CNH original
- Documento de identidade com foto (RG, nova Carteira de Identidade Nacional ou passaporte)
- Comprovante de residência atualizado
- Comprovante de pagamento da taxa de renovação
Vale lembrar que os condutores flagrados transitando de carro ou moto com a CNH vencida poderão ter o veículo apreendido.
Como renovar a CNH sem pagar nada?
Como o processo de renovação é responsabilidade de cada estado, a taxa cobrada acaba variando, mas pode chegar a R$ 380,52. É justamente por causa do pagamento da taxa que muitos condutores deixam de renovar o documento.
Com os programas de CNH Social é possível fazer essa renovação sem pagar nada, basta atender aos critérios exigidos pelo Detran do seu estado. Confira abaixo os estados que estão com programas ativos em 2025:
- Acre;
- Alagoas;
- Amapá;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará, Paraíba;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Roraima;
- Sergipe.
Na seção de CNH Social do FDR você confere informações sobre os programas ativos, requisitos, prazo de inscrição e mais.
Novo prazo para emissão da CNH
Uma decisão recente da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) determinou uma prorrogação no prazo para a conclusão da parte prática. Essa medida é válida para quem iniciou o processo de emissão da primeira CNH entre 2019 e 2023.
O comunicado foi feito aos Detrans pela própria Secretaria, como o FDR noticiou dias atrás. Agora esses condutores têm até 90 dias para concluírem as 20 horas de aula prática.
Assim, o prazo vai até 31 de março de 2025; essa ampliação foi motivada por decisões judiciais concedidas pela Justiça para alguns brasileiros. Como alguns cidadãos conseguiram a prorrogação, a Senatran decidiu estender a medida aos demais.
Quem deu entrada no pedido entre esse período precisará passar por novos exames médicos e psicológicos. Isso acontece porque os exames têm validade de um ano apenas.
Se você é uma das pessoas beneficiadas com essa novidade, procure o Centro de Formação de Condutores em que deu início ao processo e solicite a continuidade.