Brasileiros inscritos no CadÚnico têm direito a transporte coletivo gratuito em 2025

O transporte coletivo gratuito em 2025 promete ampliar o acesso de idosos a serviços essenciais e atividades sociais. Com a Carteira de Idoso, pessoas acima de 60 anos em situação financeira vulnerável poderão usufruir de benefícios como descontos ou descontos em passagens, especialmente no transporte rodoviário interestadual.

Brasileiros inscritos no CadÚnico têm direito a transporte coletivo gratuito em 2025. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A medida que integra a política de transporte coletivo gratuito em 2025, busca garantir a inclusão social e facilitar a mobilidade dos idosos. Esse recurso é fundamental para promover um envelhecimento ativo, permitindo maior participação em eventos culturais e sociais.

Como se cadastrar no transporte coletivo gratuito?

O transporte coletivo gratuito em 2025 traz mais acessibilidade aos idosos, mas é necessário atender a alguns critérios para aproveitar o benefício. A Carteira de Idoso, essencial para o acesso, exige que os solicitantes estejam cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), que avalia a situação socioeconômica das famílias. O foco principal é atender idosos com renda de até dois treinos mínimos

Para obter a carteira e garantir o transporte coletivo gratuito em 2025, é preciso atualizar ou realizar o cadastro no CadÚnico e comparecer aos centros de assistência social do município. Documentos pessoais devem ser apresentados, e a atualização periódica da carteira

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile