A espera terminou, o resultado Enem 2024 finalmente foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira, 13. A nota pode ser consultada pela internet e poderá ser usada em programas como o SiSU, que abre inscrições nesta semana.
Os 2,98 milhões de estudantes participantes já podem consultar o resultado do Enem 2024. A divulgação foi feita na manhã desta terça-feira, 13. O resultado era bastante aguardado pelos estudantes que sonham com uma vaga no ensino superior.
As notas podem ser usadas para ingresso no ensino superior via Sisu, Prouni e Fies; além das seleções próprias das universidades.
Resultado do Enem 2024
- A divulgação acontece após a aplicação regular e a reaplicação do exame, voltada aos estudantes que foram impedidos de participar nos dias regulares.
- Agora todos eles podem consultar seus desempenhos através da Página do Participante.
- A divulgação aconteceu em coletiva de imprensa na sala de Atos do MEC, em Brasília (DF), que contou com a participação do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Como usar a nota do Enem 2024?
Sisu
- O programa seleciona estudantes para cursos em universidades públicas e instituições federais.
- Para concorrer é necessário conquistar nota maior do que zero na prova de redação.
Prouni
- No Programa Universidade para Todos é possível conquistar bolsas de estudos totais (100%) ou parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior.
- Os candidatos devem ter 450 pontos de média das notas das cinco provas do Enem e não podem ter zerado a redação.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica como se inscrever no Prouni 2025.
Fies
- Com o Fies é possível financiar o curso superior em instituições privadas.
- As mensalidades são pagas apenas após a conclusão do curso.
- Os candidatos podem usar as notas do Enem a partir da edição de 2010, e para participar é necessário obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do Enem e não zerar a redação.
Segundo o MEC, neste ano o Fies Social terá mais de 56 mil vagas para estudantes inscritos no CadÚnico.