Responsável por viabilizar importantes pagamentos para os trabalhadores brasileiros, a Caixa Econômica Federal emitiu nesta semana um importante comunicado para um grupo de brasileiros. O alerta foi enviado depois que alguns trabalhadores receberam um PIX por engano que teria sido creditado nas contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Atualmente, o banco estatal é responsável por administrar o Fundo de Garantia. Dessa forma, a Caixa costuma realizar transferências para as contas dos trabalhadores. No entanto, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o banco teria realizado um depósito por engano para cerca de 2.500 contas. O erro teria ocorrido nesta segunda-feira (6) e teria sido causado por uma falha no Sistema de Arrecadação de Guias (SISAG) do banco.
Até agora, de acordo com o portal de notícias Metrópoles, o total liberado por engano pela Caixa ainda não foi contabilizado. Apesar disso, o erro já teria sido reconhecido e um alerta está sendo enviado pelo banco. O primeiro comunicado está sendo emitido para os gerentes bancários.
Nele, a Caixa reforça que estão em curso algumas “ações voltadas para identificação dos casos em que houve pagamento, para que seja efetuada a devida recuperação dos valores”. No entanto, segundo o banco, alguns trabalhadores chegaram a realizar o saque dos valores.
Saiba como consultar sua conta do FGTS e o que fazer caso tenha recebido o valor por engano:
- Segundo a Caixa, a consulta dos valores pode ser realizada por meio do aplicativo do FGTS;
- Para tal, o cidadão precisará informar o seu CPF e senha cadastrada;
- Caso ainda não tenha senha, ele poderá realizar a criação na hora;
- Ao entrar na conta, o cidadão poderá conferir o extrato e visualizar os últimos pagamentos recebidos;
- Caso tenha recebido algum pagamento por engano, a conta do FGTS terá o valor depositado erroneamente bloqueado;
- Em situações onde o valor foi sacado, a Caixa orienta que os valores deverão ser devolvidos;
- Para tal, é recomendado que o cidadão busque uma agência da Caixa para regularizar a situação.