Itaú emite comunicado urgente para clientes sobre central telefônica

Um alerta emitido recentemente pelo Itaú trouxe um importante aviso para os cidadãos brasileiros que possuem contas no banco. O comunicado foi emitido com o objetivo de alertar os clientes sobre um novo golpe que está sendo aplicado em nome do banco. Nele, os fraudadores fazem uso de uma falsa central telefônica para obter informações dos clientes.

Itaú emite comunicado urgente para clientes sobre central telefônica. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

O golpe, que foi um dos mais aplicados durante o ano de 2024, segue sendo usado como meio de roubar informações pessoais e bancárias dos brasileiros. Para tal, os criminosos usam uma falsa central telefônica para entrar em contato com os clientes. Na ligação, os golpistas solicitam dados financeiros que depois são usados para o roubo de recursos.

Além disso, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as informações obtidas também podem acabar sendo usadas para a abertura de novas contas em nome das vítimas. Por isso, é essencial que os brasileiros estejam atentos a modalidade de golpe para que possam evitar o roubo de recursos ou informações pessoais.

“A falsa central telefônica ganhou mais força depois da pandemia, devido à maior digitalização da população. Hoje, é possível fazer praticamente tudo remotamente. Os golpistas se aproveitaram dessa evolução digital para implementar esse tipo de golpe, em que a vítima não vê a pessoa com quem está interagindo”, afirmou Richard Bento, superintendente de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco em entrevista ao Jornal Extra.

Saiba como se prevenir do golpe da falsa central telefônica:

  • Na fraude, os bandidos costumam se identificar como funcionários do banco;
  • É comum que eles utilizem programas que mascaram o número que aparece no visor no momento da chamada;
  • Na ligação, os criminosos informam que a conta do cliente pode estar sendo invadida;
  • Para evitar o suposto golpe, eles falam que é preciso que o cliente informe dados como número da agência, da conta, do cartão de crédito e a senha;
  • Nesses casos, a recomendação é de que o cidadão não forneça os seus dados pessoais;
  • Além disso, o cliente deve desligar a ligação e entrar ele mesmo em contato com o banco;
  • Esse contato deve ser realizado nos canais de atendimento oficiais da instituição bancária;
  • No caso do Itaú, a ligação deve ser realizada para o telefone 4004-4828 em capitais e regiões metropolitanas;
  • Já nas demais localidades, a ligação deve ser realizada para o número 0800-970-4828.