Inscrição no CADÚNICO pode garantir matrícula universitária; saiba como ter acesso

As famílias que vivem de baixa renda sabem que ao fazer a sua inscrição no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais) garantem uma série de benefícios. Como, a possibilidade de conseguir benefícios sociais e financeiros em âmbito municipal, estadual e federal. Além disso, podem garantir as matrículas na universidade pública ou privada.

Inscrição no CADÚNICO pode garantir matrícula universitária; saiba como ter acesso
Inscrição no CADÚNICO pode garantir matrícula universitária; saiba como ter acesso (Imagem: FDR)

A entrada na universidade é o sonho de muitos brasileiros, agora no início de um novo semestre esse desejo fica ainda mais aflorado. No entanto, existem custos para conseguir a sua graduação, além da mensalidade do curso é preciso arcar com o pagamento da matrícula. Nesse momento, a inscrição no CadÚnico pode garantir benefícios interessantes.

Para quem pretende entrar na instituição de ensino usando sistema de cotas, a participação da família no Cadastro Único será interessante. Esse sistema é válido tanto para quem pretende conseguir uma vaga em universidade pública como para interessados em uma universidade privada.

A inscrição no CadÚnico é liberada para: famílias cujo rendimento mensal não ultrapassa três salários mínimos, ou recebem meio salário mínimo por pessoa. Esse cadastro é feito em uma unidade no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), preferencialmente por uma mulher maior de 16 anos.

Como usar a inscrição no CadÚnico na universidade pública

Para conseguir fazer sua matrícula universitária com descontos e usufruindo do sistema de cotas, será preciso usar a inscrição no CadÚnico. Isso porque, essa inscrição vai confirmar que a pessoa possuí status de baixa renda. Para tanto, será preciso usar o NIS (Número de Identificação Social) do cidadão.

A porta de entrada na universidade pública vai depender da classificação no:

Fazer matrícula em universidade privada

Para conseguir a vaga na universidade privada usando a inscrição no CadÚnico é necessário também prestar o vestibular no sistema de cotista de baixa renda. Nesse caso, a oportunidade pode oferecer:

O valor do desconto vai depender do desempenho do estudante na prova da universidade, ou da sua nota do Enem. Lembrando que o Enem também é utilizado para o acesso em um dos melhores programas educacionais do país, o ProUni (Programa Universidade para Todos).

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile