O ano virou, mas os criminosos continuam cometendo os mesmos golpes de 2024. Por isso, o banco Itaú emitiu um comunicado para alertar os seus clientes sobre as falsas centrais eletrônicas que costumam entrar em contato por ligação ao identificar essa modalidade como um dos golpes mais praticados. Assim, os golpistas conseguem o acesso a informações financeiras das vítimas.
Segundo o Extra, os criminosos se identificam como funcionários de um banco e informam que a conta da pessoa está sob ameaça de invasão. Para evitar que a suposta invasão aconteça, o golpista diz que a vítima deve informar o número da agência, da conta, do cartão de crédito e a senha.
Além do Itaú, os clientes de outros bancos e instituições financeiras também podem sofrer com o golpe.
Como se proteger de golpe de falsa central eletrônica?
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Os criminosos usam tecnologias para disfarçar o número de origem da chamada, fazendo parecer que é de um número confiável. Por isso, desconfie das ligações;
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Analise o tom da mensagem e, se solicitarem informações pessoais, desligue imediatamente;
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Nenhuma empresa ou instituição financeira entra em contato para solicitar dados pessoais ou bancários para realizar cancelamentos e estornos;
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Se isso acontecer, não forneça as suas informações e desligue a ligação imediatamente;
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Caso receba uma ligação suspeita, peça o nome do atendente e desligue;
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Em seguida, entre em contato diretamente com a empresa através dos canais oficiais ou números de telefone disponíveis nos sites oficiais para confirmar a legitimidade da ligação;
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Não forneça dados nem realize qualquer pagamento ou transação solicitados por telefone, mesmo que a abordagem pareça confiável.
O que fazer após cair em golpe da falsa central eletrônica?
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Mantenha as notificações do banco sempre ligadas para receber alertas sobre transações fraudulentas;
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Entre em contato com o banco imediatamente ao perceber uma transação suspeita, entre em contato com o banco o mais rápido possível;
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Faça um boletim de ocorrência;
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Amigos ou familiares podem ajudar a bloquear contas e cartões, entrando em contato com a Central de Atendimento.
O Itaú Unibanco oferece dois contatos para que o cliente possa entrar em contato com a Central de Atendimento para bloquear as contas e os cartões:
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4004-4828 – Capitais e regiões metropolitanas.
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0800-970-4828 – Demais localidades.
Além de golpes em clientes de instituições financeiras, a especialista do FDR, Laura Alvarenga, alerta os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): eles também são alvos para criminosos. Veja como se proteger.
Outras informações estão disponíveis no FDR.