A revisão do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode representar um aumento no valor da renda mensal para os beneficiários que solicitarem. Veja quem pode pedir a revisão.
Segundo a Folha de S. Paulo, existe um prazo limite para que o aposentado ou pensionista dê entrada na revisão do benefício do INSS. São dez anos contados a partir da concessão. Neste ano, vence o prazo para aqueles que conquistaram a aposentadoria ou pensão em 2015.
Esse prazo começa a valer a partir do primeiro dia do mês seguinte ao que o segurado recebeu o primeiro benefício. Por exemplo: se o aposentado recebeu o primeiro pagamento em janeiro de 2015, o prazo final para solicitar a revisão é em fevereiro de 2025.
Como funciona a revisão do benefício do INSS que pode aumentar a renda mensal do segurado?
É preciso entender que o prazo para pedir a revisão é de 10 anos a partir do momento em que você começou a receber o benefício.
Se o INSS cometeu um erro ao calcular seu benefício, a revisão pode aumentar, mas também diminuir o valor da sua aposentadoria ou pensão.
Para pedir a revisão, o segurado precisa reunir documentos que provem o erro e pode ser necessário consultar um especialista em direito previdenciário.
Para identificar problemas no valor do benefício, é necessário verificar a carta de concessão da aposentadoria. Se o tempo de contribuição ou os salários informados estiverem errados, o segurado pode pedir a revisão.
Também é importante comparar a carta com a carteira de trabalho para garantir que todas as contribuições foram consideradas.
Como pedir a revisão do meu benefício do INSS?
-
Acesse o site Meu INSS;
-
Faça o login com seu CPF e senha.
-
Selecione “Revisão” e envie os documentos solicitados.
-
Se preferir, também pode agendar o pedido pelo telefone 135.
INSS
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.
Ao todo, cerca de 28% dos brasileiros recebem algum pagamento do INSS.