Conquistar a casa própria é um desejo de muitos brasileiros que pretendem se livrar do pagamento do aluguel. No Brasil, muitos cidadãos costumam buscar financiamentos imobiliários por meio da Caixa Econômica Federal. Isso porque o banco costuma oferecer condições facilitadas para os brasileiros. No entanto, uma mudança na cobrança de taxas realizadas pela instituição financeira pegou alguns cidadãos de surpresa.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as mudanças realizadas pelo banco poderão acabar dificultando a compra da casa própria. Isso porque as alterações preveem que um aumento nas taxas cobradas pelo financiamento imobiliário. Dessa forma, a taxa de 8,99% será aumentada para 10,99% ao ano.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a mudança está sendo aplicada desde o dia 02 de janeiro. Dependendo do modelo de financiamento adotado pelo comprador, as taxas podem chegar a até 12% ao mês.
“A Caixa esclarece que a definição das taxas de juros do banco se baseia na análise da associação de fatores mercadológicos e conjunturais, dentro das regras prudenciais de definição das condições do crédito”, afirmou o banco por meio de nota.
Entenda como funciona o financiamento da casa própria na Caixa:
- Atualmente o banco oferece diferentes linhas de crédito para facilitar o acesso dos brasileiros ao financiamento imobiliário;
- Uma das formas mais usadas é a do financiamento por meio do programa habitacional do Minha Casa Minha Vida;
- A modalidade atende famílias com renda bruta até R$ 8.000 e que fazem parte do programa do Governo Federal;
- Para esse tipo de financiamento, as taxas não deverão ser alteradas;
- Dessa forma, quem faz parte do Minha Casa Minha Vida seguirá pagando taxas que variam entre 4% e 8,16%;
- Já as outras modalidades deverão ser impactadas pelo reajuste das taxas, segundo o Jornal Folha de S. Paulo;
- Dessa forma, a recomendação é de que o cidadão busque uma modalidade de empréstimo que mais se adequa a sua realidade financeira para solicitar o financiamento imobiliário.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o financiamento da casa própria. Confira: