Compra da casa própria fica mais difícil após aumento nos juros da Caixa; veja o novo valor

Conquistar a casa própria é um desejo de muitos brasileiros que pretendem se livrar do pagamento do aluguel. No Brasil, muitos cidadãos costumam buscar financiamentos imobiliários por meio da Caixa Econômica Federal. Isso porque o banco costuma oferecer condições facilitadas para os brasileiros. No entanto, uma mudança na cobrança de taxas realizadas pela instituição financeira pegou alguns cidadãos de surpresa.

Compra da casa própria fica mais difícil após aumento nos juros da Caixa; veja o novo valor. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, as mudanças realizadas pelo banco poderão acabar dificultando a compra da casa própria. Isso porque as alterações preveem que um aumento nas taxas cobradas pelo financiamento imobiliário. Dessa forma, a taxa de 8,99% será aumentada para 10,99% ao ano

De acordo com a Caixa Econômica Federal, a mudança está sendo aplicada desde o dia 02 de janeiro. Dependendo do modelo de financiamento adotado pelo comprador, as taxas podem chegar a até 12% ao mês. 

“A Caixa esclarece que a definição das taxas de juros do banco se baseia na análise da associação de fatores mercadológicos e conjunturais, dentro das regras prudenciais de definição das condições do crédito”, afirmou o banco por meio de nota.

Entenda como funciona o financiamento da casa própria na Caixa:

  • Atualmente o banco oferece diferentes linhas de crédito para facilitar o acesso dos brasileiros ao financiamento imobiliário;
  • Uma das formas mais usadas é a do financiamento por meio do programa habitacional do Minha Casa Minha Vida;
  • A modalidade atende famílias com renda bruta até R$ 8.000 e que fazem parte do programa do Governo Federal;
  • Para esse tipo de financiamento, as taxas não deverão ser alteradas;
  • Dessa forma, quem faz parte do Minha Casa Minha Vida seguirá pagando taxas que variam entre 4% e 8,16%;
  • Já as outras modalidades deverão ser impactadas pelo reajuste das taxas, segundo o Jornal Folha de S. Paulo;
  • Dessa forma, a recomendação é de que o cidadão busque uma modalidade de empréstimo que mais se adequa a sua realidade financeira para solicitar o financiamento imobiliário.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o financiamento da casa própria. Confira: