Beneficiários do Bolsa Família com pagamento antecipado em janeiro recebem a partir de 20/1

Milhões de famílias brasileiras poderão receber o Bolsa Família mais cedo em janeiro. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), autorizou o pagamento antecipado do benefício para algumas regiões do país que enfrentam situações de emergência ou calamidade pública.

A antecipação do Bolsa Família é uma medida emergencial adotada pelo governo para auxiliar famílias que vivem em regiões atingidas por desastres naturais, como enchentes, secas ou outros eventos climáticos extremos.

Quem tem direito à antecipação do Bolsa Família?

Os beneficiários que tiverem direito ao pagamento antecipado são aqueles que residem em municípios que tenham sido declarados em estado de emergência ou calamidade pública pelo Governo Federal. A lista completa dos municípios beneficiados é divulgada mensalmente no portal do Governo Federal.

Assim, os beneficiários que residirem neste municípios terão o pagamento realizado no primeiro dia de pagamento do programa no mês de janeiro, ou seja, no dia 20/01.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre a mudança de regras do Bolsa Família para atender quem começar a trabalhar com carteira assinada em 2025.

Como sacar o benefício?

O saque do Bolsa Família pode ser realizado da seguinte forma:

Calendário de pagamentos

Os pagamentos do Bolsa Família de janeiro serão iniciados pelos beneficiários com o NIS final 1, no dia 20. A sequência continua diariamente até o final do mês, atendendo os demais grupos conforme o calendário oficial abaixo.

Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile