Responsável por viabilizar o pagamento de milhões de pensões e aposentadorias em todo o país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também possibilita que o cidadão que recebe algum benefício do órgão possa contar com o processo de revisão do pagamento. Em 2025, o procedimento continuará disponível e poderá ser solicitado em casos específicos.
Segundo o Governo Federal, o serviço é indicado em situações específicas e pode ser solicitado online. Dessa forma, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o cidadão poderá contar com a praticidade de abrir o pedido sem precisar se deslocar até uma agência da Previdência Social.
Saiba quando o pedido de revisão do benefício do INSS pode ser pedido:
- De acordo com um comunicado oficial do INSS, a indicação é de que o serviço seja solicitado em casos onde o cidadão precisa realizar o ajuste do benefício ou do tempo de contribuição considerado no momento da liberação da aposentadoria;
- A revisão também pode ser pedida para que seja realizada a inclusão, alteração ou exclusão de dependentes;
- Também é possível pedir a revisão para que sejam entregues novos documentos que poderão modificar o valor do benefício do cidadão;
- Atualmente, o pedido pode ser feito online, garantindo maior praticidade;
- Para tal, é preciso que o cidadão acesse o portal do Meu INSS que está disponível neste link;
- Ao entrar, ele deverá informar o CPF e a senha cadastrada no sistema Gov.BR;
- Caso ainda não tenha esse cadastro, o beneficiário do INSS poderá realizar a criação no momento do primeiro acesso;
- Após entrar na plataforma, será necessário que o cidadão busque a opção de revisão do benefício;
- Nesse momento, ele deverá informar o motivo do pedido;
- Também será possível apresentar os documentos que comprovam a necessidade de revisão;
- Por fim, a plataforma também poderá ser usada para acompanhar a solicitação e conferir o resultado do pedido.