Governo emite comunicado e oferece pagamento facilitado de dívidas; confira

Depois do Desenrola, agora o governo federal lançou um novo programa para negociação de dívidas, chamado de Renegocia!. Segundo dados do Serasa existem mais de 70 milhões de pessoas em inadimplência, estes poderão contar com os acordos oferecidos. 

dívidas
Governo emite comunicado e oferece pagamento facilitado de dívidas; confira
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Dessa vez o acordo pelo Renegocia! acontece diretamente com o governo, por meio do portal Consumidor.gov, ou comparecendo pessoalmente até uma unidade do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon). 

No Desenrola Brasil era possível fazer o acordo diretamente com o banco em que a dívida foi registrada. Ou ainda, por meio de um site oficial que foi criado justamente para atender o público endividado. 

Formas de pagamento da dívida pelo Renegocia!

São duas formas de pagamento das dívidas usando o programa Renegocia!:

Para o governo federal ao permitir que o cidadão negocie a sua dívida com condições mais vantajosas, aumentam as chances de quele consiga pagar.

E a partir disso, terá o restabelecimento do crédito e, consequentemente, a recuperação do poder de compra do consumidor.  

“O Renegocia! é uma oportunidade para milhões de famílias voltarem a ter tranquilidade financeira e dignidade. Estamos comprometidos em criar condições justas para todos”, diz o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.

Como fazer a negociação do Renegocia! de forma online

O consumidor que quiser participar do Renegocia! tem até o dia 17 de janeiro para acessar as plataformas e firmar um acordo. 

Visite o site oficial do programa ou consulte aplicativos das empresas participantes.

Informe os seus dados pessoais, como CPF, e escolha a instituição ou empresa com a qual deseja renegociar.

Identifique os valores devidos e veja as propostas disponíveis.

Você pode aceitar as condições propostas ou, em alguns casos, fazer uma contraproposta.

Após fechar a negociação, faça o pagamento das parcelas ou a quitação integral.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile