Começou mais um ano de pagamento do saque-aniversário do FGTS! Assim, os trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar a retirada do FGTS. Essa modalidade, que permite sacar uma porcentagem do saldo anualmente, tem gerado debates e mudanças nos últimos anos.
O saque-aniversário é uma modalidade opcional que permite aos trabalhadores realizar a retirada do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. Para aderir, o trabalhador precisa realizar a opção através do aplicativo ou site do FGTS.
Retirada do FGTS
Segundo matéria da Agência Brasil, todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas no FGTS têm direito a aderir ao saque-aniversário. O valor disponível para saque varia de acordo com o saldo total da conta e uma alíquota escolhida pelo trabalhador.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre o governo Lula apoiar projeto que coloca fim ao saque-aniversário do FGTS.
Calendário de pagamentos
O pagamento do saque-aniversário é feito sempre no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. O prazo para sacar o valor é de 60 dias.
- Nascidos em janeiro: saque a partir de 2 de janeiro;
- Nascidos em fevereiro: saque a partir de 3 de fevereiro;
- Nascidos em março: saque a partir de 3 de março;
- Nascidos em abril: saque a partir de 1º de abril;
- Nascidos em maio: saque a partir de 2 de maio;
- Nascidos em junho: saque a partir de 2 de junho;
- Nascidos em julho: saque a partir de 1º de julho;
- Nascidos em agosto: saque a partir de 1º de agosto;
- Nascidos em setembro: saque a partir de 1º de setembro;
- Nascidos em outubro: saque a partir de 1º de outubro;
- Nascidos em novembro: saque a partir de 3º de novembro;
- Nascidos em dezembro: saque a partir de 1º de dezembro.
Saque-aniversário x saque-rescisão
Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador abre mão do direito ao saque-rescisão integral em caso de demissão sem justa causa. Essa mudança tem sido alvo de críticas, pois muitos trabalhadores consideram que o FGTS deve ser uma reserva para momentos de necessidade, como a perda do emprego.
Além disso, o governo tem discutido mudanças na modalidade do saque-aniversário. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já sinalizou que pretende propor a extinção do saque-aniversário e a criação de alternativas que garantam o acesso ao crédito para os trabalhadores, sem comprometer a função do FGTS como proteção em caso de desemprego.