Novo teto do INSS será divulgado HOJE (10/01) e deixa idosos apreensivos

A partir de hoje (10) fica disponível para os aposentados e pensionistas o novo teto salarial do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Assim como o piso sofreu reajuste, também os valores acima dele terão acréscimos baseados no acumulado da inflação do ano passado. 

inss
Novo teto do INSS será divulgado HOJE (10/01) e deixa idosos apreensivos
(Foto Jeane de Oliveira/FDR)

De acordo com os dados do INSS, pelo menos 12,2 milhões de pessoas recebem um benefício previdenciário com valor acima do mínimo. O piso é exatamente igual ao salário mínimo do país, isso porque a Constituição Federal garante que ninguém pode receber menos que esse valor. 

Neste ano, o valor do piso vou reajustado com base no resultado da inflação (INPC) do ano anterior mais 2,5%. Porém, quem ganha valores acima do mínimo terão que lidar com um cálculo diferente para o reajuste. 

Qual será o novo teto salarial do INSS em 2025?

Nesta sexta-feira (10) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o percentual que corresponde a inflação do ano passado. Com base nesse resultado é que o salário do INSS em 2025 vai mudar para:

Esses valores também são usados como referência para criar a tabela de contribuição ao INSS que começa a ser válida neste ano, e que vai interferir no quanto vai haver de desconto no salário do cidadão. 

Calendário de pagamentos do INSS para janeiro de 2025

O primeiro salário reajustado caí neste mês. Para saber quando caí seu salário é preciso observar o número do benefício do INSS, composto por nove dígitos, que vale como referência para o calendário. Deve ser considerado aquele que antecede o hífen. 

Essa numeração pode ser encontrada pelo App Meu INSS, ou no próprio cartão da Previdência Social. 

Para quem ganha até 1 salário mínimo

Para quem ganha acima de 1 salário mínimo

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile