INSS emite comunicado urgente para todos os beneficiários sobre a prova de vida

Procedimento obrigatório para os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a prova de vida deve ser realizada anualmente por aposentados e pensionistas. Atualmente, um sistema de cruzamento de dados é adotado pelo INSS e garante maior praticidade para a realização da prova de vida. No entanto, uma fraude que está sendo aplicada e é relacionada à prova de vida levou o INSS a emitir um comunicado oficial.

INSS emite comunicado urgente para todos os beneficiários sobre a prova de vida. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Segundo o órgão federal, o golpe é aplicado em aposentados e pensionistas por meio do envio de um SMS. Na mensagem, os golpistas informam um número de telefone por meio do qual os segurados devem entrar em contato com o órgão federal. Apesar de usar o envio de SMS para entrar em contato com os aposentados ou pensionistas, o INSS não envia números para que o segurado entre em contato.

Além disso, no comunicado oficial divulgado pelo órgão federal, outras informações sobre fraudes comuns que são aplicadas em aposentados ou pensionistas são detalhadas. Por isso, é essencial que os segurados do INSS confiram os detalhes sobre as fraudes para que não se tornem vítimas.

Confira os principais golpes aplicados em aposentados ou pensionistas do INSS:

 “Nossas medidas, como revisão, prova de vida, ou qualquer alteração que impacte a vida de segurados e beneficiários, são divulgadas na página oficial e nas redes sociais oficiais do INSS. Nosso compromisso é com a transparência das nossas ações”, adverte o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Confira outras informações sobre o processo de prova de vida do INSS neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile