Procedimento obrigatório para os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a prova de vida deve ser realizada anualmente por aposentados e pensionistas. Atualmente, um sistema de cruzamento de dados é adotado pelo INSS e garante maior praticidade para a realização da prova de vida. No entanto, uma fraude que está sendo aplicada e é relacionada à prova de vida levou o INSS a emitir um comunicado oficial.
Segundo o órgão federal, o golpe é aplicado em aposentados e pensionistas por meio do envio de um SMS. Na mensagem, os golpistas informam um número de telefone por meio do qual os segurados devem entrar em contato com o órgão federal. Apesar de usar o envio de SMS para entrar em contato com os aposentados ou pensionistas, o INSS não envia números para que o segurado entre em contato.
Além disso, no comunicado oficial divulgado pelo órgão federal, outras informações sobre fraudes comuns que são aplicadas em aposentados ou pensionistas são detalhadas. Por isso, é essencial que os segurados do INSS confiram os detalhes sobre as fraudes para que não se tornem vítimas.
Confira os principais golpes aplicados em aposentados ou pensionistas do INSS:
- De acordo com o INSS, o órgão não está realizando o processo de prova de vida atualmente;
- Além disso, os servidores não são direcionados para realizar a coleta de fotos ou cópias dos documentos dos beneficiários;
- Caso alguma informação seja solicitada, a recomendação é de que o beneficiário confirme a ligação do servidor com o órgão público;
- Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, esse processo pode ser realizado por meio da Central de Atendimento 135;
“Nossas medidas, como revisão, prova de vida, ou qualquer alteração que impacte a vida de segurados e beneficiários, são divulgadas na página oficial e nas redes sociais oficiais do INSS. Nosso compromisso é com a transparência das nossas ações”, adverte o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Confira outras informações sobre o processo de prova de vida do INSS neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França.