Foi confirmado o primeiro pagamento de 2025 para o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Além de estar com o calendário atualizado, também foi reajustado o valor que deve ser repassado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O primeiro pagamento do INSS para os idosos e pessoas com deficiência com direito ao BPC começa em 27 de janeiro. Como de costume, o cronograma tem início na última semana do mês e termina apenas na primeira semana do mês seguinte.
São pelo menos dez dias úteis de pagamento, sendo que a cada novo dia um grupo diferente recebe a transferência com base no último dígito do seu benefício. O calendário de janeiro está previsto para terminar apenas em 07 de fevereiro.
Calendário de pagamentos do BPC para janeiro
Todo segurado com direito ao BPC recebe valor equivalente ao piso do INSS, isto é, quantia igual ao salário mínimo. Quem tem benefício com numeração final do 1 ao 5 vai receber na primeira semana.
Os demais, com benefício de final 6 ao 0, terão que esperar até o início da semana seguinte para sacarem seu auxílio.
- Cartão final 1: pagamento em 27 de janeiro;
- Cartão final 2: pagamento em 28 de janeiro;
- Cartão final 3: pagamento em 29 de janeiro;
- Cartão final 4: pagamento em 30 de janeiro;
- Cartão final 5: pagamento em 31 de janeiro;
- Cartão final 6: pagamento em 03 de fevereiro;
- Cartão final 7: pagamento em 04 de fevereiro;
- Cartão final 8: pagamento em 05 de fevereiro;
- Cartão final 9: pagamento em 06 de fevereiro;
- Cartão final 0: pagamento em 07 de fevereiro.
O valor é depositado na conta corrente informada pelo cidadão no momento em que seu BPC foi aprovado.
Novo valor dos benefícios INSS
O INSS é obrigado a reajustar o valor dos seus benefícios uma vez por ano, incluindo o BPC. A mudança está prevista na Constituição Federal para garantir o poder de compra do cidadão, considerando que o custo de vida aumenta de um ano para o outro.
Para o piso foi considerado o valor do salário mínimo do país. No dia 30 de dezembro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto estabelecendo o valor do salário do ano que vem.
A quantia equivale ao novo valor do BPC:
- R$ 1.518,00 a partir de janeiro de 2025.