O Congresso Nacional aprovou uma nova regra para o abono salarial do PIS/Pasep. Agora, os brasileiros estão em dúvida: o valor do abono de 2025 será afetado com as medidas do pacote de corte de gastos? Entenda quais são as mudanças.
O PIS/PASEP é um programa direcionado para os trabalhadores de carteira assinada em instituições privadas e servidores públicos. O calendário de 2025 será iniciado em fevereiro e finalizado em agosto, porém, o dinheiro estará disponível para saque até 29 de dezembro deste ano.
Os abonos PIS/PASEP 2025 serão pagos pela Caixa Econômica Federal (para trabalhadores da instituição privada) e Banco do Brasil (para servidores públicos). Por mais um ano, o calendário será unificado.
O valor do abono salarial do PIS/Pasep em 2025 será alterado?
Segundo o UOL, apesar da nova medida aprovada pelo Congresso Nacional, pertencente ao pacote de corte de gastos do Governo Federal, o valor do PIS/Pasep não será alterado em 2025.
Então, os trabalhadores e servidores públicos não sofrerão com mudanças no valor do benefício.
A medida aprovada diz respeito a uma regra de transição, que deverá restringir de forma gradativa a renda máxima das pessoas que possuem direito ao PIS/Pasep. O limite será de um salário mínimo e meio. O cálculo só começará a ser corrigido pela inflação a partir de 2026.
Quanto vou receber do PIS/PASEP 2025?
O abono é calculado com base no número de meses trabalhados no ano-base do trabalhador. Ele pode chegar até o valor de um salário mínimo, que está previsto para ser de R$ 1.515 em 2025.
O pagamento é correspondente a 1/12 do valor do salário mínimo para cada mês trabalhado. Quem trabalhar com carteira assinada por um mês receberá 1/12 do valor, enquanto quem trabalhar os 12 meses receberá o valor integral.
A especialista Jamille Novaes comenta sobre o PIS/PASEP, confira.
Veja as datas do calendário de pagamento do PIS/PASEP 2025
-
Janeiro: 17 de fevereiro;
-
Fevereiro: 17 de março;
-
Março e abril: 15 de abril;
-
Maio e junho: 15 de maio;
-
Julho e agosto: 16 de junho;
-
Setembro e outubro: 15 de julho;
-
Novembro e dezembro: 15 de agosto.