Quais documentos são necessários para comprovar o direito ao auxílio extraordinário?

O Auxílio Extraordinário, oferecido pelo Governo Federal no valor de dois salários mínimos, começou a ser disponibilizado para os pescadores profissionais e artesanais afetados pela seca/estiagem na Amazônia e de outros municípios de estados da Região Norte do País.

Quais documentos são necessários para comprovar o direito ao auxílio extraordinário?
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR

Oferecido em parcela única, o valor do auxílio extraordinário, atualmente, é de R$2.824. Os pescadores receberão o benefício através do crédito em conta de titularidade do beneficiário ou na conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal.

O pagamento será feito de acordo com o número final do CPF do pescador.  A medida foi garantida ainda em 2024 pelo presidente Lula. Mais de 115 mil serão beneficiados com o benefício.

Quem pode receber o auxílio extraordinário?

Veja quais são os municípios dos pescadores que podem receber o auxílio extraordinário

AMAPÁ

Santana, Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Vitoria Do Jari, Amapá, Tartarugalzinho, Pracuúba, Itaubal, Calçoene, Oiapoque, Ferreira Gomes, Cutias, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Serra do Navio

AMAZONAS

Autazes, Codajás, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Nhamundá, Itapiranga, Nova Olinda Do Norte, São Sebastião do Uatumã e Barreirinha.

PARÁ

Cametá, Mocajuba, Baião, São Sebastião da Boa Vista, Ponta de Pedras, Curralinho, Tucuruí, Oeiras do Pará, Breu Branco, Bagre, Chaves, Acará, Almeirim, Anajás, Santa Cruz do Arari, Novo Repartimento, Senador José Porírio, Vitória do Xingu, Altamira, Rio Maria, Itaituba, Pacajá, São Geraldo do Araguaia, Faro, Anapu, Ipixuna do Pará, Concórdia do Pará, Capitão Poço, Ourém, Xinguara, Nova Esperanca do Piriá, Santa Luzia Do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Belterra e Sapucaia.

Confira o calendário de pagamento do auxílio extraordinário

O pagamento será liberado seguindo o número final do CPF dos pescadores.

A especialista Yasmin Souza comenta sobre o benefício, confira.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile