Uma grande novidade para milhões de brasileiros: o novo CadÚnico estará de cara nova! A partir de março de 2025, uma nova plataforma mais moderna e eficiente entrará em operação, simplificando o processo de cadastro e garantindo mais agilidade e precisão na entrega de benefícios sociais.
De acordo com o site do governo, a principal mudança é a automatização do processo de cadastro. Com o novo CadÚnico, muitas informações serão preenchidas automaticamente, reduzindo a burocracia e o tempo gasto pelos cidadãos. Além disso, a segurança das informações será reforçada com a integração com outras bases de dados do governo, como a nova Carteira de Identidade Nacional.
Benefícios do novo CadÚnico
- Mais agilidade: o processo de cadastro será mais rápido e simples, com menos burocracia;
- Mais precisão: as informações serão mais precisas e atualizadas, evitando fraudes e garantindo que os benefícios cheguem a quem realmente precisa;
- Acesso a mais benefícios: com o cadastro atualizado, mais famílias poderão ter acesso aos programas sociais do governo;
- Menos filas: a redução da burocracia e a automatização do processo devem diminuir as filas nos locais de atendimento.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre como garantir seu Bolsa Família com todos os requisitos.
Como funcionará?
O novo CadÚnico permitirá a interligação online de diferentes bases de dados do governo, como o CPF e a Carteira de Identidade Nacional. Dessa forma, muitas informações serão preenchidas automaticamente, como endereço, renda e composição familiar. Os operadores do CadÚnico receberão treinamento para utilizar a nova ferramenta e auxiliar os cidadãos no processo de cadastro.
A modernização do CadÚnico impactará diretamente mais de 40 programas sociais federais, como o Bolsa Família, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Com um cadastro mais preciso e atualizado, será possível identificar com maior precisão as famílias que têm direito a esses benefícios.