Entenda as novas regras de fiscalização da Receita para Pix e cartão de crédito

A Receita Federal anunciou que vai passar a monitorar as operações via PIX e cartão de crédito de determinado valor. Segundo o órgão, essas novas regras não vão gerar novos tributos para a população. Entenda melhor o que muda para você.

Quem utiliza o PIX e cartão de crédito para pagar suas contas deve ficar atento, pois a Receita Federal vai começar a aplicar uma nova regra em breve. Agora essas transações feitas em qualquer banco serão monitoradas pelo órgão federal.

A especialista do FDR, Lila Cunha, comenta sobre as novidades do PIX anunciadas pelo Banco Central.

Receita Federal inicia novas regras de monitoramento das transações via PIX e cartão de crédito

Os alvos dessa medida são:

Entenda as novas regras de fiscalização da Receita para Pix e cartão de crédito
 (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Novas regras do PIX e cartão de crédito

Segundo a Instrução Normativa RFB nº 2219 publicada pela Receita Federal, as transações via PIX e cartão de crédito acima de determinado valor serão monitoradas. A partir disso o órgão pretende reduzir a evasão fiscal e trazer mais transparência para as operações.

Nesse sentido, a Receita passará a receber as informações de transações nos seguintes valores:

Para você, cidadão comum, nada muda, pois os dados serão enviados pelas instituições bancárias/financeiras. Tanto as pessoas físicas, quanto as jurídicas poderão seguir fazendo as operações bancárias da mesma forma como elas são feitas hoje.

Envio das informações para a Receita Federal

As informações serão enviadas através de declaração emitida pelo sistema eletrônico e-Financeira, que integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), setor federal que busca padronizar e integração entre as informações financeira e contábil.

Esse mesmo sistema registra outros dados, como a abertura e o fechamento de contas, além de operações relacionadas à previdência privada.

Novas regras para Pix não cria novos tributos

Após a divulgação dessa mudança algumas informações incorretas passam a circular pela internet. Uma delas tem levado a população ao acreditar que precisará pagar mais tributos.

No entanto, a Receita Federal informou que não está aumentando a tributação no Brasil. A medida é apenas de controle de informações e não implica me mudanças para os cidadãos.

O órgão também garante que essa novidade poderá ajudar a população, que vai conseguir incluir essas informações de forma mais fácil da declaração pré-preenchida do imposto de renda da pessoa física no ano que vem, evitando a divergência de informações.

 

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile