Nova regra é divulgada para usuários de PIX e cartão de crédito; entenda o que muda

SãO PAULO (SP) — Responsável por monitorar as finanças dos brasileiros, a Receita Federal anunciou recentemente que irá aumentar o cerco para os pagamentos realizados pelos cidadãos de todo o país. Com a mudança, algumas operações realizadas por meio do PIX ou até mesmo do cartão de crédito passarão a ser obrigatoriamente informadas a Receita Federal.

Nova regra é divulgada para usuários de PIX e cartão de crédito; entenda o que muda. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

A medida, que já está em vigor desde o dia 1º de janeiro, prevê que as instituições financeiras que atuam no Brasil realizem o comunicado de operações que superem o total de R$ 5 mil. A medida é válida tanto para as operadoras de cartão de crédito quanto para as instituições de pagamento.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o relatório com os valores movimentados deverá ser enviado de forma semestral para a Receita Federal. Dessa forma, o órgão conseguirá realizar um melhor monitoramento das finanças dos brasileiros.

Entenda como funcionará a nova regra para o PIX e cartão de crédito:

As mudanças reforçam os compromissos internacionais do Brasil, contribuindo para o combate à evasão fiscal e promovendo a transparência nas operações financeiras globais”, afirmou a Receita por meio de nota.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile