Bolsa Família tem importante prazo prorrogado até 17 de janeiro; veja o que pode acontecer

Um comunicado realizado recentemente pelo Governo Federal trouxe alegria para milhares de beneficiários do Bolsa Família que ganharam um maior prazo para a realização de uma etapa obrigatória do cadastro no programa. Com regras bem definidas para pagamento, o Bolsa Família exige que os beneficiários forneçam periodicamente algumas informações.

Bolsa Família tem importante prazo prorrogado até 17 de janeiro; veja o que pode acontecer. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Uma das exigências é de que o beneficiário do Bolsa Família realize um acompanhamento regular de saúde. A etapa é obrigatória para que as famílias que atualmente são atendidas pelo programa social continuem recebendo o pagamento mensal que tem o valor mínimo de R$ 600

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o prazo para acompanhamento de saúde foi prorrogado até 17 de janeiro. Dessa forma, as famílias que ainda não realizaram a atualização obrigatória terão um maior prazo para cumprir a exigência. Atualmente, o monitoramento é obrigatório para os seguintes grupos: mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos.

Saiba como atualizar o acompanhamento do Bolsa Família:

  • O procedimento deve ser realizado em uma das unidades básicas de saúde da família;
  • Segundo o portal de notícias do G1, é preciso que o responsável familiar compareça até o local com os seguintes documentos:
  • Documento de identificação com foto e cartão do Bolsa Família;
  • Para as gestantes também é necessário que seja apresentada a caderneta de pré-natal;
  • Já para as crianças com menos de 7 anos também será necessária a apresentação do cartão vacinal;
  • Além do acompanhamento de saúde, os beneficiários também precisam cumprir outras exigências;
  • Para as crianças de 4 a 5 anos é preciso que o responsável familiar comprove a frequência escolar dos pequenos;
  • Outra exigência diz respeito a necessidade de cadastro obrigatório no CadÚnico do Governo Federal;
  • Ao seguir todos os critérios, o cidadão continuará a receber o pagamento que manterá o valor mínimo de R$ 600 em 2025.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz outras informações sobre o pagamento do Bolsa Família. Confira:

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.