ATENÇÃO! Inmetro emite alerta sobre itens escolares em 2025

Ainda estamos na primeira semana letiva do ano, e enquanto as crianças pensam em aproveitar as férias, os pais já estão preocupados com a compra do material escolar. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou uma alerta sobre essas mercadorias. 

material escolar
ATENÇÃO! Inmetro emite alerta sobre itens escolares em 2025
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A compra de material escolar para 2025 vai muito além de cumprir a lista que é enviada pela escola, ou seguir uma lista padrão com itens básicos. Também é necessário observar marca, comparar preços e conferir se há o selo do Inmetro nesses produtos. 

Um ponto muito importante é oscilação de valores. Em um mesmo centro comercial é possível encontrar produtos com valores bem diferentes, porque tudo vai depender do fabricante, da qualidade do material e da margem de lucro daquela papelaria.

Inmetro alerta pais sobre qualidade do material escolar  

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, orienta os pais a observarem o selo de certificação do Instituto que é impresso nos produtos.

Esse é o primeiro passo para garantir que aquele material escolar possuí a segurança necessária para ser usado pelas crianças. 

“Orientamos pais e consumidores a verificarem, ao comprar materiais escolares, se os produtos possuem o selo do Inmetro, se são adequados à faixa etária da criança e se estão sendo adquiridos em estabelecimentos formais, que garantem a procedência desses itens. Essas medidas ajudam a prevenir possíveis riscos à saúde e à segurança das crianças, bem como de todos os usuários”, afirmou Márcio André, segundo a agência Gov. 

Além disso, o Inmetro ainda listou pelo menos quatro dicas para que os consumidores tenham uma compra mais segura:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile