Receita Federal atualiza regras de fiscalização de transações financeiras

fiscalização de transações financeiras está mais rigorosa desde o dia 1º de janeiro de 2025. A alteração foi anunciada pela Receita Federal, que passou a analisar mais detalhadamente algumas operações. Descubra se você corre o risco de passar por essa fiscalização.

Receita Federal atualiza regras de fiscalização de transações financeiras
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Agora as operadoras de cartão de crédito e instituições financeiras que operam o PIX terão que enviar as informações das transações financeiras para a Receita Federal. O órgão vai analisar algumas movimentações e com pretende melhorar a fiscalização.

 “[As medidas] reforçam os compromissos internacionais do Brasil, contribuindo para o combate à evasão fiscal e promovendo a transparência nas operações financeiras globais”, afirmou a Receita Federal por meio de nota.

Transações financeiras na mira da Receita Federal

Valor das operações monitoradas

Quando começa o envio dos dados à Receita Federal?

O órgão vai receber as informações a cada seis meses:

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile