Após a definição do piso do Instituto, agora o governo federal se prepara para divulgar o valor máximo dos benefícios do INSS. A previsão é de que o novo teto seja divulgado ainda nesta semana, na próxima sexta-feira, 10. Entenda como ele será calculado.
O piso do INSS aumentou 7,5%, passando para R$ 1.518, ou seja, um salário mínimo. Esse é apenas o menor valor dos benefícios previdenciários, o valor máximo dos benefícios do INSS deve ser divulgado em breve.
A má notícia, segundo o Valor Investe é que o teto do Instituto Nacional do Seguro Social terá um reajuste menor que o piso.
Novo valor máximo dos benefícios do INSS
- O anúncio do novo valor está previsto para a próxima sexta-feira, 10/01, quando será divulgado o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 12 meses acumulado até dezembro de 2024.
- O índice medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deve ser usado pela Previdência Social para calcular o novo teto.
- Com o ajuste do valor máximo sendo feito apenas a partir da inflação ele deve ficar abaixo dos 7,5% do piso nacional.
- Isso acontece porque o salário mínimo, adotado pelo INSS como menor valor do benefício, considera a soma da inflação com o PIB (Produto Interno Bruto).
- Atualmente 12.365.818 de pessoas recebem benefícios do INSS acima de um salário mínimo.
- Para quem se aposentou em 2024 o reajuste deve ser proporcional aos meses de benefício recebido.
- O saque dos benefícios acima dos R$ 1.518 serão feitos de 3 a 7 de fevereiro.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, apresenta as datas de pagamento do INSS em janeiro.
Aposentadoria 2025
Nova idade mínima e regras que não mudam
Confira!
*Você permanecerá no site atual