Quem mora em São Paulo capital já pode começar a se preparar para o pagamento do IPTU 2025 (Imposto Predial e Territorial Urbano). A prefeitura municipal disponibilizou o calendário com o vencimento das guias, e assim os moradores conseguem se organizar.
Diferente do IPVA 2025 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) que é uma cobrança estadual que ocorre sobre automóveis e tem início esse mês, o IPTU 2025 de São Paulo começa a vencer em fevereiro.
Mas não há um espaço grande para que o morador respire entre um tributo e outro. Em 1º de fevereiro o calendário já começa a funcionar, e quem deixa passar a primeira data de pagamento acaba se prejudicando com a incidência de multas e juros.
Pagamento do IPTU 2025 em São Paulo
De acordo com a divulgação da prefeitura municipal de São Paulo, existem três possibilidades de vencimento para a guia do IPTU 2025.
- no dia escolhido, para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral;
- no dia 09 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento;
- no dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março.
A forma de pagamento continua sendo à vista com desconto de 3%, ou parcelado. Porém, a prefeitura ainda não divulgou o número de parcelas autorizadas e nem o calendário com os próximos vencimentos.
A novidade é que o morador pode fazer o pagamento do imposto via PIX, emitindo o QR Code no site do IPTU de São Paulo.
Calendário IPTU São Paulo 2025
O calendário do IPTU 2025 divulgado pela prefeitura municipal na verdade trata das datas para o pagamento da primeira parcela do imposto. Bem como, da data de liberação da guia para que seja emitida.
Porém, a consulta online aos valores do imposto em 2025 ainda não está disponível. Também não foi disponibilizado o calendário completo com o vencimento das próximas guias dos meses seguintes a fevereiro.