Serasa alerta sobre agiota cobrar dívida na Justiça; entenda

A necessidade de dinheiro rápido pode levar muitas pessoas a buscarem soluções alternativas, como os empréstimos com agiota. No entanto, essa prática, além de ilegal, pode trazer sérias consequências financeiras no Serasa e emocionais.

Serasa alerta sobre agiota cobrar dívida na
Justiça; entenda. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Agiotagem é a prática ilegal de emprestar dinheiro a juros exorbitantes, sem o respaldo de instituições financeiras e com condições abusivas. O agiota costuma oferecer empréstimos rápidos e sem burocracia, mas cobram taxas de juros altíssimas e podem recorrer a ameaças e cobranças abusivas para garantir o pagamento da dívida.

Por que o agiota é perigoso?

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica o que acontece com as dívidas após 5 anos no Serasa.

Agiota pode cobrar dívida na Justiça?

De acordo com artigo no site do Serasa, agiotas não podem cobrar dívida na Justiça, pois a agiotagem é considerada um crime e não há respaldo legal para cobrança judicial. No entanto, os agiotas podem utilizar de meios ilegais para coagir o devedor a pagar a dívida.

Como se proteger da agiotagem?

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile