Restituições do Imposto de Renda: verifique agora se será contemplado!

As restituições do Imposto de Renda de aproximadamente 144 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco foram pagas na última segunda-feira, 30. A Receita Federal liberará o lote da malha fina de dezembro, incluindo valores de anos anteriores.

No total, serão R$ 448,96 milhões distribuídos entre 144.225 contribuintes. Desses, R$ 290,87 milhões serão destinados aos que têm prioridade no reembolso. As restituições do Imposto de Renda deste ano incluem os contribuintes do Rio Grande do Sul na lista de prioridades, devido às enchentes que afetaram o estado. Esses contribuintes terão seus reembolsos pagos com antecedência.

Quais grupos têm prioridade nas restituições do Imposto de Renda?

Entre os prioritários, 64.089 informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, quem fornece a chave Pix tem direito a um reembolso mais rápido. As restituições do Imposto de Renda também contemplam contribuintes com diferentes prioridades. Em segundo lugar, estão 27.264 pessoas entre 60 e 79 anos, seguidas por 7.435 residentes no Rio Grande do Sul.

Além disso, 5.997 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério também estão na lista. Outros grupos prioritários incluem 5.617 idosos com mais de 80 anos e 2.697 pessoas com deficiência ou doenças graves.

Prazo de resgate das restituições do Imposto de Renda

As restituições do Imposto de Renda podem ser retidas se não forem depositadas na conta indicada, como em casos de contas desativadas. Nesse cenário, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, acessando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).

Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deve solicitar a restituição no Portal e-CAC. Para isso, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile