Paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a aposentadoria dos trabalhadores brasileiros que possuem vínculo formal de emprego tem regras específicas de liberação. Para o ano de 2025, os critérios para concessão do benefício foram modificados. Dessa forma, é essencial que os trabalhadores estejam atentos as regras para saber quando poderão começar a ser contemplados com o pagamento mensal do INSS.
As mudanças são realizadas de acordo com a Reforma da Previdência. Aprovada no ano de 2019, a reforma prevê uma série de modificações nos critérios para aposentadoria até o ano de 2031. Dessa forma, para esse ano de 2025, os critérios para liberação da aposentadoria do INSS também foram atualizados.
Saiba o que é preciso para conseguir a aposentadoria em 2025:
- As mudanças são realizadas para os cidadãos que começaram a contribuir antes da aprovação da reforma da previdência;
- Isso porque para esses trabalhadores algumas regras de transição foram definidas pelo INSS;
- Assim, diferentes regras, que dependem da modalidade de aposentadoria, são adotadas;
- As mudanças acontecem na modalidade de aposentadoria por idade;
- Agora, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para as mulheres será preciso ter no mínimo 59 anos de idade para conseguir a aposentadoria;
- Já para os homens, o mínimo será de 64 anos;
- Com relação ao tempo de contribuição, a exigência será de um mínimo de 30 anos de contribuição para o INSS para as mulheres;
- Para os homens será preciso ter um mínimo de 35 anos de tempo de contribuição;
- Atualmente é possível realizar a simulação da aposentadoria do INSS;
- O cálculo permite que o cidadão obtenha informações sobre quanto tempo falta para se aposentar.
Para auxiliar os trabalhadores, confira a calculadora desenvolvida pelo FDR e saiba quanto falta para sua aposentadoria:
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz informações sobre a liberação de um pagamento adicional do INSS. Confira: