Trabalhador pode recuperar PIS/PASEP depois do prazo de saque e 141 mil pessoas estão liberadas; veja como

Muitos trabalhadores deixam de sacar o abono salarial do PIS/Pasep por falta de informação ou simplesmente esquecem do benefício. Mas você sabia que é possível recuperar esse dinheiro mesmo após o prazo estipulado para o saque?

De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, em 2024, cerca de 141 mil trabalhadores deixaram de sacar o PIS/Pasep referente ao ano-base 2022, o que resultou em um montante de R$ 114,9 milhões devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A boa notícia é que você tem até cinco anos após o encerramento do calendário de pagamento para solicitar o valor. Para isso, é necessário abrir um recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre o reajuste no salário mínimo de 2025 afetar benefícios sociais e trabalhistas.

Passo a passo para recuperar PIS/PASEP

Solicitar o PIS

Solicitar o Pasep

Quem tem direito ao abono salarial?

Para ter direito ao abono, é necessário:

Calendário PIS/Pasep 2025

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile