Novo salário mínimo 2025: valor muda pagamentos dos aposentados e pensionistas do INSS; entenda

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão uma boa notícia em 2025: o novo salário mínimo 2025 também impactará diretamente nos seus benefícios. Com o novo piso estabelecido em R$ 1.518, quem recebe até um salário mínimo terá um aumento significativo em seus pagamentos.

De acordo com matéria da Exame, cerca de 21,9 milhões de beneficiários do INSS, o que representa 64% do total, terão seus benefícios reajustados para o novo salário mínimo 2025. Isso significa um impacto positivo na vida de milhões de brasileiros que dependem do INSS para sua subsistência.

Quando começa a ser pago o novo salário mínimo 2025?

O pagamento dos novos valores terá início no dia 27 de janeiro e se estenderá até 7 de fevereiro. A data exata do pagamento dependerá do número final do cartão do benefício.

Assim, o INSS seguirá o calendário tradicional de pagamentos, com os benefícios sendo creditados de acordo com o número final do cartão.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre as novas regras para a aposentadoria do INSS que começam a valer nesta semana; veja como você será afetado.

E quem recebe acima do salário mínimo?

Já aqueles beneficiários que recebem acima do salário mínimo também serão reajustados, mas a porcentagem do aumento será diferente. Nesse caso, o reajuste será calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação.

Calendário de pagamento do INSS em janeiro

Para quem recebe um salário mínimo

Quais os benefícios que serão reajustados?

O reajuste valerá para todos os benefícios pagos pelo INSS, como aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença e benefícios assistenciais como o BPC/LOAS.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile