Novas regras do Pix seguem valendo em 2025 e você precisa ficar atento nos pagamentos acima de R$ 200,01

Desde de novembro de 2024, o Banco Central implementou novas regras para o Pix com o objetivo de aumentar a segurança das transações e proteger os usuários de golpes. Uma das principais mudanças foi a limitação de valores para pagamentos realizados por dispositivos não cadastrados.

As medidas têm o objetivo de dificultar a ação de criminosos que utilizam engenharia social para aplicar golpes através do Pix e obter acesso às contas bancárias de outras pessoas. Com os novos limites, fica mais difícil para os golpistas realizar grandes transferências utilizando dispositivos não autorizados.

Novas regras do Pix

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre comunicado geral para todos os usuários do PIX e do cartão de crédito.

O que mais esperar do Pix em 2025?

Além das novas regras de segurança, o Banco Central também está desenvolvendo o Pix automático, uma funcionalidade que permitirá agendar pagamentos recorrentes, como contas de água, luz e assinaturas de serviços. Essa ferramenta promete facilitar a vida dos usuários e reduzir a necessidade de realizar pagamentos manualmente.

Além da expansão do PIX por aproximação, que permitirá realizar pagamentos utilizando o celular, de forma semelhante aos cartões de pagamento por aproximação. Essa funcionalidade será oferecida tanto por carteiras digitais quanto pelos aplicativos dos bancos. Essa funcionalidade está prevista para chegar a todos os usuários a partir de maio de 2025. Atualmente, algumas instituições financeiras já oferecem o PIX por aproximação ou estão em fase de testes, como C6, PicPay e Itaú.

 

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Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
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