Banco Central comunica importante mudança no PIX para te salvar de golpes

O Banco Central anunciou novas medidas para reforçar a segurança do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos que se tornou indispensável no dia a dia dos brasileiros. A partir de 2026, o órgão promete implementar mudanças que facilitarão o rastreamento de transferências fraudulentas, além de expandir o uso do PIX por aproximação, tornando-o ainda mais prático e seguro.

Banco Central comunica importante mudança no PIX
para te salvar de golpes. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com matéria do G1, as iniciativas fazem parte de um esforço contínuo do Banco Central para combater golpes relacionados ao PIX, que têm aumentado nos últimos anos. Entre as novidades, destaca-se a criação de mecanismos para identificar e bloquear rapidamente transações suspeitas. Essa mudança é vista como essencial para proteger os usuários e reduzir os prejuízos causados por atividades fraudulentas.

Novidades no PIX anunciadas pelo Banco Central

Uma das principais novidades é a ampliação do rastreamento de transferências fraudulentas. A partir de 2026, o mecanismo de devolução do PIX permitirá rastrear o dinheiro além da primeira conta utilizada na fraude, dificultando que os criminosos se beneficiem das transações ilícitas.

Outra novidade é a expansão do PIX por aproximação, que permitirá realizar pagamentos utilizando o celular, de forma semelhante aos cartões de pagamento por aproximação. Essa funcionalidade será oferecida tanto por carteiras digitais quanto pelos aplicativos dos bancos.

A especialista Danielle Santana, colaboradora do FDR, comenta mais sobre função revolucionária do PIX, onde será possível rastrear, bloquear e restituir valores de golpes.

PIX por aproximação

Para utilizar o PIX por aproximação, basta aproximar o celular do dispositivo de pagamento (maquininha). A transação será realizada de forma instantânea e segura. Para isso, é necessário ter um smartphone com tecnologia NFC (Near Field Communication) e um aplicativo de pagamento compatível.

O Banco Central prevê que o PIX por aproximação estará disponível para todos os usuários a partir de maio de 2025. Atualmente, algumas instituições financeiras já oferecem o PIX por aproximação ou estão em fase de testes, como C6, PicPay e Itaú.