Regras do Imposto de Renda 2025: o que muda para o brasileiro? Confira

O ano de 2025 chegou e com ele a tradicional temporada da declaração do Imposto de Renda. Embora a data oficial ainda não tenha sido divulgada pela Receita Federal, é importante que os contribuintes começam a se preparar para as novidades e as regras do Imposto de Renda 2025 que devem ser seguidas.

Regras do Imposto de Renda 2025: o que muda para
o brasileiro? Confira. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Segundo matéria do InfoMoney, embora o projeto de lei orçamentária não tenha previsto mudanças significativas nas regras do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal costuma realizar ajustes anuais na tabela e funcionalidades do programa de declaração.

Regras do Imposto de Renda 2025

Uma das principais discussões em torno do Imposto de Renda é a proposta de isentar rendas de até R$ 5.000. No entanto, essa medida ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional e, caso seja aprovada, só entrará em vigor em 2026.

Para o ano de 2024, a faixa de isenção para a declaração do Imposto de Renda é de R$ 2.824,00. Contribuintes com rendimentos mensais até esse valor estão isentos da declaração, desde que utilizem o desconto simplificado de 25%.

A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, explica tudo o que fazer para não errar na declaração de imposto de renda 2025.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2025?

A Receita Federal ainda não divulgou as regras definitivas para a declaração de 2025, mas espera-se que sejam semelhantes às do ano anterior. De forma geral, estão obrigados a declarar o Imposto de Renda os contribuintes que:

Já empreendedores e sócios de empresas também devem ficar atentos às regras específicas para a declaração do Imposto de Renda. A tributação dos lucros e dividendos, pró-labore e outros rendimentos varia de acordo com o regime tributário da empresa.

O que fazer para se preparar?

Para se preparar para a declaração do Imposto de Renda de 2025, é importante:

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Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
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