O Sistema de Seleção Unificada realiza o sonho dos estudantes de fazerem um curso de graduação em universidades ou institutos públicos. O cronograma e algumas informações do SiSU 2025 já foram divulgadas. O FDR apresenta agora, confira.
A seleção do SiSU 2025 começa em breve e deve oferecer centenas de vagas. Os candidatos poderão escolher até dois cursos de graduação cada. Para isso precisarão usar a nota do Enem, que será divulgada ainda em janeiro.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, apresenta a data de divulgação do resultado do exame.
Cronograma do SiSU 2025
O calendário foi oficialmente divulgado pelo Ministério da Educação:
- Período de Inscrições: 17 a 21 de janeiro;
- Chamada regular dos aprovados: 26 de janeiro;
- Participação da Lista de Espera: 26 a 31 de janeiro;
- Matrícula ou registro acadêmico: 27 a 31 de janeiro;
- Convocação da Lista de Espera: 11 de fevereiro.
Quem concorrer às vagas do SiSU 2025?
Apenas quem fez as provas do Enem 2024 poderá concorrer às vagas do SiSU 2025. O estudante ainda precisa ter alcançado nota na prova de redação maior do que zero e não ter participado como treineiro.
Os estudantes que atendem aos requisitos e participaram da reaplicação também poderão concorrer.
Lembrando que o SiSU é o único programa do MEC a oferecer vagas em cursos de graduação de instituições públicas. O Prouni e o Fies disponibilizam vagas em instituições particulares.
Nova cota no SiSU
Em 2024 o Ministério da Educação trouxe uma importante novidade através da Portaria nº 1.127/2024. O texto cria uma reserva de vagas para estudantes de escolas da área rural.
Para acessar a essa cota é necessário ter feito todo o ensino médio em escola pública localizada na zona rural e já ter concluído essa etapa da educação. Além de atender aos demais requisitos do programa.
Estudantes de unidades escolares voltadas aos agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, entre outros grupos ligados à atividade no campo para subsistência também serão atendidos.
O Ministério da Educação informou que esses estudantes poderão concorrer a qualquer curso, de qualquer localidade, mesmo que não seja zona rural.
Passo a passo para se inscrever no SiSU
Todas as inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior., basta seguir os passos abaixo:
- Clique em entrar com Gov.br ou fazer cadastro;
- Confirme seus dados e preencha o Perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
- Na tela “Minha Inscrição” é possível escolher até dois cursos, basta clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
- É possível fazer a pesquisa de vagas por município, instituição ou curso.
- Na tela seguinte você confere as modalidades disponíveis no curso selecionado, escolha a opção que atende ao seu perfil e siga.
- Confira os dados e confirme o curso e a modalidade.
- Após isso você voltará para a tela “Minha Inscrição” e poderá conferir as suas escolhas.
Durante o período de inscrições é possível trocar de curso, inverter a ordem de prioridade e até deixar a seleção.
O que é nota de corte no SiSU?
Essa é uma dúvida frequente entre os novos candidatos, muitos acreditam que ter uma média acima da nota de corte vai garantir a vaga. Mas, não é bem isso que acontece.
A nota de corte é a pontuação mínima que você precisa ter para ficar entre os potencialmente selecionados. Isso mesmo, ela não garante a sua vaga, sendo apenas uma referência.
O sistema não calcula a nota de corte em tempo real, mas considera a nota dos inscritos para esse cálculo.
Algumas instituições já começam a divulgar a oferta de vagas de 2025, no Maranhão serão ofertadas mais de 8 mil vagas em duas instituições superiores federais.