Declaração do imposto de renda 2025: veja o que fazer agora para adiantar a declaração

O novo ano chegou e com ele, algumas responsabilidades para os brasileiros. Entre elas, está a declaração do Imposto de Renda. Apesar dos prazos ainda não anunciados pelo Governo Federal, o contribuinte já pode se adiantar e reunir o que é necessário para a declaração. 

Declaração do imposto de renda 2025: veja o que fazer agora para adiantar a declaração
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Em 2025, os brasileiros devem informar à Receita Federal os valores recebidos no ano-calendário sujeitos à tributação, junto aos impostos que foram pagos no período e as despesas dedutíveis na declaração do Imposto de Renda. As informações são do InfoMoney.

Recentemente, o Governo Federal surpreendeu os contribuintes ao anunciar a isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para aqueles que recebem R$ 5 mil por mês. Cerca de 70% dos trabalhadores brasileiros serão beneficiados caso a medida seja aprovada no Congresso Nacional. 

Quem está isento e quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2025?

Outros critérios de obrigatoriedade para a declaração:

O que é necessário para declarar o Imposto de Renda em 2025? 

Para declarar o Imposto de Renda, o contribuinte precisará reunir alguns documentos. Veja o que é necessário: 

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o Imposto de Renda, confira.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile