Disponível para os trabalhadores brasileiros que realizam atividades formais, o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep do ano de 2025 deverá começar a ser liberado em breve. Neste ano, o calendário de pagamentos já foi disponibilizado pelo Governo Federal, permitindo que os trabalhadores se programem para saber quando receberão o pagamento.
Neste ano o PIS/Pasep será liberado para os cidadãos que realizaram atividades formais em 2023. Para receber o abono no valor de até R$ 1.518, é preciso que o trabalhador tenha realizado alguma atividade formal por, no mínimo, 30 dias durante o ano base de pagamento. Além disso, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é necessário cumprir outros requisitos.
Isso porque para receber o pagamento também é necessário que o trabalhador tenha sido inscrito no programa há, pelo menos, cinco anos. Esse cadastro é realizado automaticamente no momento em que o cidadão tem a carteira de trabalho assinada pela primeira vez.
Além disso, outro requisito é de que o valor recebido pelo trabalhador em 2023 tenha sido de, no máximo, dois salários mínimos. As regras valem tanto para os trabalhadores da iniciativa privada quanto para os servidores públicos. Para o primeiro grupo, o pagamento é liberado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o segundo grupo recebe os pagamentos por meio do Banco do Brasil.
Confira o calendário completo de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep no ano de 2025:
- Trabalhadores nascidos em janeiro – pagamento no dia 17 de fevereiro;
- Trabalhadores nascido em fevereiro – pagamento no dia 17 de março;
- Trabalhadores nascidos em março e abril – pagamento no dia 15 de abril;
- Trabalhadores nascidos em maio e junho – pagamento no dia 15 de maio;
- Trabalhadores nascidos em julho e agosto – pagamento no dia 16 de junho;
- Trabalhadores nascidos em setembro e outubro – pagamento no dia 15 de julho;
- Trabalhadores nascidos em novembro e dezembro – pagamento no dia 15 de agosto.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz informações sobre a antecipação do PIS/Pasep. Confira: