O calendário do Bolsa Família 2025 já tem data para começar a ser pago. Assim como nos anos anteriores, o benefício será depositado mensalmente, seguindo o calendário oficial com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
De acordo com matéria do O Globo, no entanto, o Governo Federal anunciou uma redução no orçamento do programa Bolsa Família para 2025. A medida, que faz parte de um esforço para conter os gastos públicos, prevê um corte de R$ 2,3 bilhões em relação ao ano anterior.
Impacto no Bolsa Família 2025
Com o orçamento menor, o programa não terá reajuste no valor do benefício, que permanece em R$ 600 por família. Além disso, a revisão dos cadastros resultou na exclusão de 3,7 milhões de famílias do programa.
O governo justifica a redução do orçamento e a revisão dos cadastros como medidas necessárias para garantir a sustentabilidade do programa e direcionar os recursos para as famílias que mais precisam.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica o segredo para manter os pagamentos do Bolsa Família e Vale-Gás ativos em 2025.
Outras medidas
Além do corte no orçamento do Bolsa Família, o governo também adotou outras medidas para conter os gastos, como:
- Redução de despesas discricionárias: o valor destinado a investimentos e programas sociais foi reduzido;
- Revisão de programas sociais: outros programas sociais também estão sendo revisados para identificar possíveis cortes e otimizar os recursos;
- Aumento da arrecadação: o governo busca aumentar a arrecadação por meio de novas fontes de receita e combate à evasão fiscal.
Desafios
A redução do orçamento do Bolsa Família e a exclusão de famílias do programa geraram críticas de diversos setores da sociedade, que argumentam que a medida pode aumentar a desigualdade social e prejudicar as famílias mais vulneráveis.
O governo, por sua vez, afirma que as medidas são necessárias para garantir a saúde fiscal do país e promover o desenvolvimento econômico a longo prazo.