5 carros para não comprar e perder dinheiro em 2025

Já pensou em iniciar um novo ano com um novo carro? Porém, na hora de comprar, é preciso ficar de olho nos modelos que não deram certo e podem te fazer perder dinheiro em 2025. 

5 carros para não comprar e perder dinheiro em 2025
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Para 2025, o Jornal do Carro reuniu uma lista com os carros que representarão um investimento perdido caso seja comprado. Porém, a lista não tem apenas veículos, mas inclusive uma marca inteira. 

Os modelos que fazem parte dessa lista deram errado em 2024 por diversos fatores e a falta de estratégia no planejamento das funcionalidades e lançamento estão entre eles.

A especialista Yasmin Nascimento reuniu os carros que valem a pena serem comprados neste ano, confira

Veja a lista dos carros para não comprar em 2025

1. Seres

  • A marca chinesa interrompeu suas operações no Brasil em julho de 2024;

  • Ela vendeu apenas 8 carros em 2024, sendo o modelo principal o elétrico Seres 3.

  • A estratégia de vendas online e design ultrapassado (parecia um carro da década de 2010) contribuíram para o fracasso.

  • Os planos de lançar novos modelos, como o Seres 5 EVR e 7, foram abandonados.

2. Renault Kwid E-Tech

  • Mesmo com recorde de vendas em 2024 (961 unidades), o elétrico está longe de ser um sucesso.

  • Ele perdeu mercado para o BYD Dolphin Mini, que vendeu cerca de 20.000 unidades no ano.

  • Reduziu o preço de R$ 150.000 para R$ 99.990, mas ainda sofre com:

    • Espaço interno limitado.

    • Acabamento básico.

    • Baixa segurança.

3. JAC Motors

  • A marca chinesa teve 1.191 vendas de carros de passeio e 646 de comerciais leves em 2024.

  • Destaque: E-JS1, com 1.154 unidades vendidas, popular entre motoristas de aplicativo.

  • Outros modelos, como E-JS4 (23 unidades) e E-J7 (14 unidades), tiveram desempenho fraco.

  • Após apostar exclusivamente em carros elétricos, voltou a oferecer veículos a combustão, como a picape diesel Hunter.

4. Honda ZR-V

  • O primeiro ano completo de vendas do SUV médio, com 5.600 unidades até novembro (média de 500/mês).

  • Principais motivos do fracasso:

    • Preço elevado (R$ 214.990).

    • Única versão disponível (Touring).

    • Motor 2.0 aspirado a gasolina, enquanto rivais oferecem turbo ou híbrido.

  • A Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, líderes do segmento, venderam até 8 vezes mais, segundo o Jornal do Carro.

5. Citroën C3 Aircross

  • Registrou 7.640 unidades vendidas em 2024, com média de 700/mês.

  • Problemas apontados:
    • Acabamento simples.

    • Lista limitada de itens de série.

    • Falta de equipamentos de segurança.

  • Apesar de motor turbo e preços competitivos, não conseguiu destaque no segmento.