A Senatran acaba de anunciar a mudança no prazo da etapa prática para primeira CNH. Os condutores terão que conseguir a aprovação dentro do prazo limite para darem continuidade ao procedimento. A alteração é válida para todo o país.
Os candidatos à primeira CNH devem ficar atentos à última atualização feita pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A decisão já foi comunicadas aos Detrans de todo país. Mas, atenção, nem todos os novos condutores serão afetados.
Novo prazo para emissão da CNH em 2025
Quem iniciou o processo de habilitação entre 2019 e 2023 poderá contar com um novo prazo para conclusão do procedimento.
A Senatran decidiu prorrogar por 90 dias o prazo para a conclusão das 20 horas de aula prática. A comunicação foi feita pela Secretaria Nacional de Trânsito às 19h29 do dia 27 de dezembro, através de ofício-circular.
“A Secretaria Nacional de Transito (Senatran) informa que por força de decisões judiciais, o prazo para conclusão do processo de habilitação, previsto no § 3° do art. 2° da Resolução 789/2020 do Contran, foi prorrogado por 90 dias para os candidatos que tenham concluído a carga horária prática (última etapa antes do exame final) em 2024 e que tenham como prazo final para conclusão do processo para habilitação o dia 31 de dezembro de 2024”, diz trecho do documento, segundo o Detran do Mato Grosso do Sul.
Com isso esses condutores têm até 31 de março de 2025 para concluírem essa etapa. A ampliação foi motivada por decisões judiciais concedidas pela Justiça para alguns brasileiros.
No entanto, como já se passou muito tempo do início do processo de habilitação muitos candidatos terão que passar por novos exames psicológicos e médicos. Isso porque esse tipo de exame tem validade de um ano.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre o exame psicológico na obtenção da CNH.
Os alunos atendidos pela ampliação devem se organizar junto aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em que iniciaram o procedimento.