Iniciar o novo ano regularizando a situação financeira é um desejo de muitos brasileiros. Para um grupo em específico, a negociação de dívidas poderá ser realizada de forma simplificada e com a liberação de benefícios. Isso porque os brasileiros que estão em débito com o Simples Nacional continuarão podendo contar com a negociação de dívidas de forma simplificada.
O sistema de contribuição simplificado costuma ser adotado especialmente por microempreendedores individuais (MEIs) e também por microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs). Ao ser cadastrado no sistema o empreendedor passa a contar com o benefício de realizar o pagamento unificado de impostos necessários para sua atividade. No entanto, a existência de dívidas pode acabar levando a exclusão do Simples Nacional.
Saiba como negociar a dívida do Simples Nacional e evitar a exclusão do sistema:
- Segundo o Jornal Correio 24 Horas, a negociação deve ser realizada até janeiro deste ano;
- Isso porque quem optar pela revisão dos débitos após esse prazo corre o risco de ser excluído do Simples Nacional;
- De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o prazo inicial para negociação era o dia 31 de dezembro, que já foi ampliado;
- No total, a oportunidade de regularização da dívida está disponível para mais de 1,1 milhão de empreendedores;
- Essa regularização pode ser realizada de forma simples, por meio do portal online do Simples Nacional;
- Na plataforma é possível realizar a consulta débitos existentes e negociar a melhor forma de pagamento;
- Atualmente é possível realizar o parcelamento da dívida em até 60 meses;
- A recomendação é de que essa regularização seja realizada o mais rápido possível;
- Isso porque, ao adiar a negociação, além de correr o risco de ser excluído no Simples Nacional, o empreendedor também poderá ter que arcar com uma maior taxa de juros ao longo do tempo.
Confira alguns cuidados que devem ser tomados por quem está com débito no Simples Nacional neste vídeo do colaborador Ariel França.