Governo libera 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico ganharem bônus; confira

Um anúncio realizado nesta semana pelo Governo Federal trouxe alegria para diversos brasileiros que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. Considerado a porta de entrada para diversos programas sociais, o cadastro passará a disponibilizar um novo benefícios para os cidadãos brasileiros. No total, serão disponibilizadas 56 mil vagas para a nova iniciativa.

Governo libera 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico ganharem bônus; confira. (Imagem: FDR)

O benefício será disponibilizado para os cidadãos inscritos no CadÚnico e que estão interessados em ingressar no ensino superior. Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) ofertará o FIES Social para esse grupo. Com a iniciativa, 50% das vagas reservadas para o FIES serão destinadas para estudantes inscritos no CadÚnico. Dessa forma, um total de 56 mil estudantes terão o ingresso no ensino superior facilitado.

Saiba como concorrer as vagas do novo benefício do CadÚnico:

  • Segundo o comunicado oficial do Governo Federal, além de estar inscrito no CadÚnico o estudante também precisará comprovar que tem uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
  • A modalidade do FIES Social permitirá que os estudantes obtenham financiamento de até 100% dos encargos educacionais;
  • Além disso, os alunos também contarão com pagamento de juros zero no financiamento estudantil;
  • Outro benefício está na liberação de uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato;

“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no país. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana. 

  • Para concorrer ao benefício será preciso que o estudante se cadastre no programa do FIES;
  • As inscrições devem ser realizados no portal do programa de financiamento;
  • Vale lembrar que a seleção acontece com base na nota do ENEM e no total de vagas disponibilizadas por curso e instituição.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz informações sobre o cronograma de divulgação do resultado do ENEM. Confira: