Fies 2025 terá mais de 115 mil vagas em cursos de graduação; veja os detalhes

O Ministério da Educação divulgou o número total de vagas do FIES 2025. Neste ano serão feitas duas seleções, no primeiro e no segundo semestre. Para isso o investimento total é de R$ 774 milhões.

Fies 2025 terá mais de 115 mil vagas em cursos de graduação; veja os detalhes
(Imagem: FDR)

O Fundo de Financiamento Estudantil abre seleção em breve, oferecendo vagas em cursos de graduação de instituições particulares. Quem fez o Enem a partir de 2010 vai poder concorrer às mais de 112 mil vagas do Fies 2025. O anúncio foi feito pelo próprio MEC.

Vagas do Fies 2025

As instituições participantes ainda não foram divulgadas, no entanto, segundo o Ministério da Educação, os estudantes vão concorrer a 112.168 novas vagas, sendo:

A medida é regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada em 31 de dezembro, pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies). Que também antecipa as vagas de 2026 e 2027.

“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no país. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade”, informou o ministro da Educação, Camilo Santana. 

Quem pode concorrer a uma vaga do Fies Social?

Os candidatos devem cumprir ao mesmo tempo as seguintes condições:

Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida, tenha obtido média aritmética das notas nas 5 provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a 0, não tenha participado no referido Exame como “treineiro”;

Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

 

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile