Quem quiser fazer renda extra nesse ano pode contar com os benefícios do CPF na nota fiscal. Isso porque, ao informar o número do seu documento a cada nova compra são gerados créditos que depois podem ser revertidos em dinheiro ou descontos em serviços.
O programa CPF na nota fiscal é uma iniciativa dos governos de estado. Para a administração estadual essa prática é interessante porque ajuda na fiscalização do pagamento de impostos.
Toda vez que uma nota fiscal é emitida há incidência de tributos, além de comprovar exatamente o valor da venda. Ou seja, inibe a sonegação de impostos.
No entanto, só vale a pena participar aqueles que moram em locais onde há programas que oferecem benefícios ao consumidor que solicitar a nota fiscal.
Por que vale a pena incluir o CPF na nota fiscal?
Ao se inscrever e começar a incluir o CPF na nota fiscal, o cidadão passa a acumular créditos em seu nome. Também participa de sorteios mensais e anuais em que os prêmios são em dinheiro.
Quanto mais notas cadastradas em seu nome, e quanto maior o valor da compra, mais crédito volta para o cidadão. Além disso, mais bilhetes são gerados em seu nome para participação nos sorteios.
Os benefícios incluem:
- Retorno em dinheiro de 30% do valor pago em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de cada nota;
- Possibilidade de converter os créditos em recarga para o celular;
- Possibilidade de abater os créditos no valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores);
- Participação nos sorteios com prêmios em dinheiro, podendo chegar a R$ 1 milhão.
Como se inscrever no programa de nota fiscal?
Para se inscrever no programa de nota fiscal e assim garantir os benefícios, basta verificar se o seu estado tem esse tipo de ação. Em seguida o consumidor deve:
- Acessar o site da Secretaria da Fazenda e procurar por “Programa de Nota Fiscal”;
- Ao entrar na nova página deve selecionar “Inscrição”;
- Preencher os dados pessoais e bancários;
- Confirmar.
Consultar os créditos no programa CPF na nota
É possível verificar o valor somado em créditos pelo CPF na nota fiscal, e a liberação de outros benefícios como a premiação em sorteios.
A participação em sorteios é automática, quer dizer, não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição. De acordo com as regras do programa em cada região, um bilhete é gerado para cada valor somado em créditos, e o consumidor passa a concorrer.
- Acesse o site ou App do programa CPF na nota;
- Faça login;
- Agora, procure por “Saldo” e descubra quanto já somou de crédito;
- Procure por “Sorteios” para verificar os seus bilhetes. E a opção “Resultados” vai informar quais foram os vencedores.