Os Correios emitiram um comunicado nesta quinta-feira (02/01) para alertar os consumidores: apesar do novo ano, os criminosos continuam agindo e enganando clientes com um golpe antigo. Por isso, é preciso ficar de olho e saber como identificar o crime.
No comunicado, os Correios explicaram que o golpe é realizado através de e-mails ou mensagens falando que a encomenda não foi entregue, foi taxada na Receita Federal ou pedindo para atualizar seu endereço e realizar o pagamento de alguma taxa.
A técnica é conhecida como “phishing”, onde os criminosos enviam links maliciosos e direcionam para sites falsos com a intenção de roubar os dados da vítima.
Comunicado dos Correios alertam para golpe antigo
-
Os Correios emitiram um alerta para os consumidores sobre um golpe recorrente, que continua sendo aplicado mesmo após a virada do ano;
-
O golpe envolve mensagens fraudulentas, como e-mails ou SMS, que tentam enganar as vítimas;
-
As mensagens falsas informam que a encomenda não foi entregue, que foi taxada na Receita Federal ou solicitam a atualização do endereço do cliente e o pagamento de alguma taxa;
-
Essas mensagens têm o objetivo de induzir a vítima a clicar em links maliciosos.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre os Correios, confira.
Confira dicas dos Correios para não cair em golpe
-
Confira o e-mail e o nome do remetente: os Correios só enviam e-mails através do @correios.com.br. Verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais;
-
Cuidado com links: não clique nos links no corpo do e-mail. Caso esteja esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto;
-
Desconfie de mensagens urgentes: sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e com tom de urgência. Fique atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.
-
Atualização: tenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Os programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.
-
Notifique se você receber e-mails suspeitos: se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail.